terça-feira, 25 de outubro de 2011

Diário de Viagem, p.04: SANTORINI e MONEMVASIA

Se você está entrando agora no meu diário, sugiro que comece da PRIMEIRA PÁGINA. Olhe ali, na coluna da direita, o índice do arquivo do blog e veja as postagens de outubro. Fico feliz de saber que você está aqui!

Quinta-feira, 22.09.2011
SANTORINI, Grécia
O dia amanhece chuvoso, o sol nasce entre nuvens, uma bola alaranjada sobre as montanhas que se aproximam, enquanto o navio chega ao porto de mansinho.
Café bem cedo - quem manda dormir tarde? Encontro às oito no Constellation Theater, para organização dos grupos que vão sair em excursão.

Hoje estamos no lugar mais famoso da região: porto de Santorini.
Santorini é um arquipélago de ilhas vulcânicas, onde não há rios e a água é escassa. No entanto, há uma economia produtiva além do turismo, sua principal fonte de renda. Ganharam minha admiração os gregos, por serem capazes de vencer condições tão desfavoráveis. Não é à toa que tiveram papel tão influente na formação da civilização ocidental.

Já dentro do tender a caminho da terra, o céu se abre, todo azul, refletindo-se na água. (foto)
A espuma branca no rasto da embarcação contrasta com a cor brilhante da água do mar. Eta prazer mais gostoso! Só sendo mineiro para entender esse êxtase visual!

Em terra, também tudo é branquinho e azul - ruelas, subidas e descidas, pequenas lojas ao longo de todo o percurso, com mil tentações. A configuração da cidade é bem característica, igual àquelas que a gente vê no cinema e na tevê. Adorável!

Não posso negar que o passeio foi muito cansativo - pelo trajeto e opções do lugar, que bom seria se durasse mais, com possibilidade de andar com calma e parar para descanso, sorvete, etc.
O ônibus, na ida, leva-nos até metade da subida, nos abandona à própria sorte - sorte divina, diga-se, pois vamos curtindo a paisagem e o comércio, descobrindo novidades, fazendo comprinhas - e volta para nos esperar lá embaixo. A partir de certo ponto, porém, tivemos que acelerar o passo, ladeira acima, para retornar a tempo de pegar a condução de volta ao navio. Nesse trecho minha curiosidade foi despertada por muita coisa que gostaria de apreciar com calma e até comprar, se tivesse tempo!
Lá em cima - difícil de imaginar a altura que atingimos - estava a estação do teleférico, onde tomamos um dos bondinhos para 6 passageiros. Adorei, não só o espetáculo que se vê lá do alto, mas a sensação de vencer meu medo de altura.

No último momento, enquanto os companheiros se dirigiam para o ônibus, parei em mais uma das inúmeras lojas de badulaques, para comprar pulseirinhas de vidro, expostas do lado de fora. Escolhi algumas rapidamente e procurei um vendedor. Entrando na loja, não vi ninguém. Quando já desistia, apareceu uma senhora que estivera escondida atrás de uma estante de mercadorias. Ela me atendeu gentilmente e, quando saí, não pude deixar de pensar que eu poderia ter levado o que quisesse, sem que ela notasse... Com tanto turista, é muita confiança deixar tudo assim tão exposto!

Olha nós em Santorini: Ary, Márcia, Flora e eu. Vejam que céu azul!

Sexta-feira, 23.09.2011
MONEMVASIA, Grécia

Completamos hoje uma semana de viagem - e estou quase convencida de que o Inglês é a única forma de comunicação humana!
Foi o dia de Monemvasia, uma pequena península muito sem graça, com um morro de grande beleza sobre as águas. Tem uma parte antiga com valor histórico pouco explorado. Parece que o próprio pessoal de lá não acredita no potencial turístico da terra – os transeuntes, comerciantes e policiais que abordamos nem sabem dar informações estimulantes. Comércio fraco. Parece uma daquelas praias escondidas no litoral capixaba, como as conheci há meio século.

Para nos recuperarmos da canseira de ontem, Flora e eu decidimos não enfrentar a excursão de hoje que anunciava terrenos irregulares e grandes caminhadas.  Fomos, porém passear em terra. Flora precisava de um medicamento e, assim, lá fomos nós andando sem rumo, à procura de uma farmácia. Encontramos uma bem razoável. Depois percorremos ruas e lojas, mas nada que valesse um segundo olhar. Comércio de baixa qualidade, sabem como é? Por incrível que pareça, de onde menos se esperava, foi daí que veio a surpresa: numa loja de miudezas e armarinho, vimos os artigos mais bonitos que encontramos à venda na Grécia: jogos de chá de porcelana finíssima, com desenho elegante e estampa pintada a mão da melhor supimpitude, como diz meu cronista predileto do Estado de Minas. Claro que não era compra a se fazer assim, no meio de uma viagem, embrulho pesado, artigo supérfluo em casa. Mas que nos apaixonamos por essas xícaras, ah, isto é verdade.

A história deste lugar é muito interessante, pois sofreu várias invasões árabes e normandas no início do primeiro milênio da era cristã, tendo se tornado parte do Império Bizantino e sede do governo imperial a partir de 1460. Passou por diversas guerras e viveu sob a proteção ora do Papa, ora da República de Veneza, grande potência na Idade Média, e também do Império Otomano. É sabido – as agências de turismo o divulgam – que recentemente, o local tem crescido em importância econômica devido ao incremento do turismo na região. Os edifícios medievais foram restaurados e muitos deles convertidos em hotéis.

Para aproveitar bem o lugar, Ary e Marcia pegaram uma moto poderosa e exploraram os arredores. O que não falta por aqui são paisagens bonitas, para quem vai ao alto das montanhas e olha em direção ao mar.
Não fomos às praias, mas consta que são bem bonitas. Ao retornar ao navio, encontramos um grupo de artistas que tinha ido ao banho de mar. São bailarinas, dançarinos, acrobatas, cantores e cantoras que fazem os shows toda noite no Theater Constellation.
Agora vou tentar me entender com a internet, aproveitando os préstimos da filipina que nos atende no CLUB.COM. Já gastei quase todos os minutos pre-pagos e ainda não consigo acessar sozinha nem a navegação nem o email. Mas o iPad está cumprindo bem suas funções de ler e escrever...

Assim, chegamos ao fim de nossa primeira semana de viagem.