domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tchaikovsky

Para a netinha Helena, bailarina da Suite Quebra Nozes. 
Ao lembrar o encantamento de vê-la dançar com graça e expressividade, no fim do ano passado, em seu grupo de bailarinas coloridas, a Vovó vem lhe contar uma
HISTÓRIA VERDADEIRA:

A música da apresentação do balé da Escola Lúcia Casasanta, no fim do ano de 2010, chama-se “Suite Quebra Nozes” e foi feita especialmente para balé. Seu autor foi um famoso compositor russo, que viveu há muito tempo, há mais de um século e meio.
Tchaikovsky nasceu em 1840, na cidade russa de Votkinsk. Era um dos seis filhos de uma família de classe média e desde pequeno sentiu-se atraído pela música ao ouvir as canções populares cantadas pela mãe. Aos cinco anos, aprendeu a tocar piano.
Sua mãe morreu muito cedo. A família decidiu que ele deveria tornar-se um advogado e matriculou-o na Escola de Direito de São Petersburgo, onde estudou até os 19 anos de idade.
Ao encerrar os estudos, Tchaikovsky começou a trabalhar no Ministério da Justiça. Foi um péssimo funcionário, porque não gostava dessa profissão.
Com pouco mais de 20 anos, resolveu estudar música no Conservatório de São Petersburgo. Lá, ele seguiu cursos de teoria e composição musical e aprendeu piano, flauta e órgão.
Certa vez, ele foi ao teatro para assistir à ópera "Don Giovanni" de Mozart. Ficou profundamente impressionado e, nesse momento, resolveu dedicar-se inteiramente à música. Aí ele abandonou o trabalho no Ministério da Justiça.
Com grande esforço progrediu rapidamente. Foi logo convidado para ser professor do Conservatório de Moscou. Neste período, compôs suas primeiras obras e começou a se dar bem na nova profissão: realizou muitos concertos e sua música foi aclamada em diversas capitais da Europa.
Apesar do sucesso crescente, levava vida solitária e tinha um temperamento amargurado que o mantinha sempre triste. Não foi feliz no casamento. Só a música lhe dava bons momentos na vida.
Ele morreu em 6 de novembro de 1893, com 53 anos de idade, ao contrair cólera depois de beber um copo de água não fervida.
Piotr Il'yich Tchaikovsky, sem dúvida, é um dos mais conhecidos e admirados autores de música clássica de todos os tempos. Suas obras muito sentimentais e ricas em melodia, renderam a ele o título de maior compositor romântico da Rússia.
Embora se dedicasse mais à música sinfônica, as composições de Tchaikovsky que mais encantaram o público do mundo inteiro foram as músicas feitas para balé, tais como:
O lago dos cisnes,
A Bela Adormecida e
O Quebra-Nozes.

Foi com estas obras que o compositor  tornou-se mais conhecido e admirado.
(Informações selecionadas e resumidas do Google, Wikipedia)
 

Helena em maio de 2008. Elegância e prazer de dançar.